• Kleber Medina

Fotogrametria - conceitos técnicos e sua aplicação na engenharia e arquitetura

A técnica de fotogrametria consiste na criação de um modelamento tridimensional em uma plataforma digital gráfica à partir de um conjunto de imagens bidimensionais com o auxílio de coordenadas de referência. Estas coordenadas podem ser geodésicas (latitude, longitude, altura e altitude) ou cartesianas (X,Y,Z). Após estabelecidos os dois sistemas, um conjunto de pontos de controle são escolhidos e alocados nas imagens de referência, para formar os dados de entrada para mapear um sistema no outro.



A fotogrametria pode ser dividida em métrica, que envolve trabalho quantitativo, como a determinação da posição de pontos do terreno, aferição de distâncias, de diferenças de nível, áreas, volumes, entre outros e a fotogrametria interpretativa, em que as imagens são analisadas qualitativamente, com vista à identificação de objetos. A fotogrametria métrica é normalmente dividida em fotogrametria terrestre e fotogrametria aérea. Na fotogrametria terrestre as fotografias são tiradas de pontos fixos de coordenadas conhecidas, já fotogrametria aérea as fotografias são tiradas utilizando avião, balão, satélite ou drones.


No processo de captação de imagens aéreas, é necessário a captura de fotografias prevendo uma margem de sobreposição entre elas. Com a utilização dos procedimentos da fotogramétrica, pode-se obter uma réplica tridimensional do terreno em uma determinada escala, o que permite determinar a posição planimétrica e altimétrica de pontos do terreno, para obtenção de uma informação específica.


Para realizar o levantamento fotogramétrico é necessário fazer o planejamento da aquisição das fotografias. Para a execução de mapas topográficos ou de ortofotomapas utilizam-se normalmente fotografias verticais, em que o eixo da câmara é colocado verticalmente. As fotografias são tiradas sucessivamente, de modo que a cada duas fotografias adjacentes cubram uma área.


Esta área é chamada sobreposição, sendo em média 60% da área coberta por uma fotografia. A sobreposição lateral ocorre quando as fotos são retiradas no sentido oposto do primeiro conjunto de fotos, se estiver sendo usado um drone, é no caminho de volta do seu percurso que essa sobreposição lateral acontece.


A escala de uma fotografia aérea depende da distância focal da câmara utilizada e da altura de voo H. Se for colocado 1/E a escala da fotografia, que é a razão entre a distância entre dois pontos na fotografia tirada e a distância entre os mesmos dois pontos no terreno (se este for horizontal), pode-se dizer que a escala da fotografia é a razão entre a distância focal da câmara e a altura de voo.


Créditos da fotografia que ilustra o post: Fachada histórica do edifício Ely em Porto Alegre - RS, que abriga unidade central da Tumelero, por Ricardo André Frantz (User:Tetraktys) - taken by Ricardo André Frantz, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2554902

NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 08h30 às 18h.

NOSSO EMAIL
NOSSO TELEFONE

(11) 99138-8657 (WHATSAPP)

SOLUÇÕES EM ENGENHARIA

Especializada na elaboração de projetos, documentações técnicas, laudos e inspeções para as indústrias de óleo & gás, alimentícia, bebidas, sucroalcooleira, tratamento de água e fertilizantes.

ENCONTRE-NOS

Estamos localizados na

Rua Rússia, 626
São Bernardo do Campo - SP

 

© 2020 Todos os direitos reservados - GreenFox Engenharia - Desenvolvido por: AR2 Marketing Web

  • LinkedIn ícone social