Perguntas frequentes

Eu tenho alguns equipamentos instalados em minha fábrica porém não tenho certeza se eles se enquadram na norma NR-13. Como posso consultar?


Basicamente, todos os equipamentos que se enquadrem em pelo menos um dos seguintes critérios, são considerados vasos de pressão e consequentemente são regidos pela norma NR-13: a) Todos os equipamentos enquadrados como caldeiras conforme item 13.4.1.1 da norma NR-13; b) Vasos de pressão cujo produto P.V seja superior a 8 (oito), onde P é a pressão máxima de operação em kPa e V o seu volume interno em m³; c) Vasos de pressão que contenham fluido da classe A, especificados no item 13.5.1.2, alínea "0", independente das dimensões e do produto P.V; d) Recipientes móveis com P.V superior a 8 (oito) ou com fluido da classe A, especificados no item 13.5.1.2, alínea "0"; e) Tubulações ou sistemas de tubulação interligados a caldeiras ou vasos de pressão, que contenham fluidos de classe A ou B conforme item 13.5.1.2, alínea "0".




Eu estou comprando um vaso novo, quais documentos devem acompanhar o equipamento e quais testes eu devo exigir?


Os documentos que devem acompanhar o vaso são: a) Prontuário do vaso de pressão; b) Registro de Segurança; c) Projeto de Instalação; d) Projeto de alteração ou reparo (quando aplicável); e) Relatórios de inspeção; f) Certificados de calibração dos dispositivos de segurança. O fabricante deve fornecer o vaso testado hidrostaticamente na fábrica, demais testes como radiografia das soldas ou qualquer outro exame não destrutivo, dependerá de vários fatores, como as características do fluído, ambiente de instalação (on-shore/off-shore), etc. Estes requisitos devem ser avaliados por um profissional habilitado.




Adquiri o equipamento, está instalado e operando normalmente. Quais são minhas responsabilidades de agora em diante?


Assim como um automóvel, o vaso de pressão requer manutenção periódica. O principal é respeitar os requisitos de operação no que diz respeito às características do fluído para o qual foi projetado, manter as inspeções em dia e instrumentos calibrados. O link abaixo leva á página do ministério do trabalho, onde pode ser baixado gratuitamente a norma NR-13: http://www.trabalho.gov.br/seguranca-e-saude-no-trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras/norma-regulamentadora-n-13-caldeiras-vasos-de-pressao-e-tubulacoes




Eu tenho vasos relativamente novos instalados em nosso site, porém não encontro os prontuários. Preciso elaborar novos prontuários?


Não necessariamente. Muitos fabricantes possuem boa rastreabilidade de seus equipamentos e por serem novos, muito provavelmente você consiga cópias eletrônicas destes prontuários, basta verificar os números de série dos equipamentos, que encontra-se nas respectivas placas de identificação. Caso não seja possível a recuperação destes dados, o prontuário pode ser facilmente elaborado à partir dos dados disponíveis e testes afim de determinar a veracidade/compatibilidade destes dados com o equipamento instalado.




Estamos realocando a área onde o equipamento está instalado. Não estamos realizando nenhuma modificação em seu projeto/processo. É realmente necessário um projeto de alteração?


Sim. O simples processo de realocação pode gerar danos no vasos ou suas partes e somente um profissional habilitado está qualificado para analisar este tipo de caso.




Nós soldamos pequenos suportes no costado do vaso, para suportar uma tubulação auxiliar. Neste caso é necessário um projeto de reparo?


Com certeza. Mesmo estas soldas podem afetar a estrutura do equipamento, fora o peso da tubulação.




Em quais situações eu devo realizar estes teste em meus equipamentos?


O teste hidrostático ocorre basicamente em três situações: a) Na inspeção de segurança inicial. No momento da finalização da fabricação do equipamento, geralmente realizado pelo fabricante; b) Na inspeção de segurança periódica, determinada pela categoria do vaso; c) Na inspeção de segurança extraordinária, sempre que houver alguma alteração no projeto ou movimentação do vaso. Os exames não destrutivos são estipulados pelo projetista do vaso, que leva em consideração vários fatores como as características do fluído, ambiente de instalação, entre outros. Nos casos de manutenção que determina quais ensaios devem ser realizados é o profissional habilitado.





NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 08h30 às 18h.

NOSSO EMAIL
NOSSO TELEFONE

(11) 99138-8657 (WHATSAPP)

SOLUÇÕES EM ENGENHARIA

Especializada na elaboração de projetos, documentações técnicas, laudos e inspeções para as indústrias de óleo & gás, alimentícia, bebidas, sucroalcooleira, tratamento de água e fertilizantes.

ENCONTRE-NOS

Estamos localizados na

Rua Rússia, 626
São Bernardo do Campo - SP

 

© 2020 Todos os direitos reservados - GreenFox Engenharia - Desenvolvido por: AR2 Marketing Web

  • LinkedIn ícone social