REALIZAÇÃO DE TESTE HIDROSTÁTICO E ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS EM SOLDAS

Tanto os vasos novos quanto os que estão em operação há algum tempo, devem ser submetidos à determinados testes e ensaios estipulados pelo profissional habilitado.

O teste hidrostático basicamente consiste em preencher o equipamento com água e aplicar a pressão de teste determinada pelo prontuário do vaso. durante aproximadamente 30 minutos não forem identificados vazamentos e queda na pressão, o vaso encontra-se de acordo neste quesito. A frequência de realização deste teste é determinado pela categoria do vaso e a existência ou não de uma equipe de serviço próprio de inspeção de equipamentos no parque fabril. Em casos extraordinários este teste pode ser realizado com ar comprimido, porém é extremamente desaconselhável e seus riscos devem ser analisados pelo profissional habilitado.

Os ensaios não destrutivos em soldas são estipulados pelo projeto do vaso e em alguns casos podem ser substituídos por procedimentos similares, desde que analisados previamente por um profissional habilitado.

REALIZAÇÃO DE TESTE HIDROSTÁTICO E ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS EM SOLDAS