DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE AS-BUILT

As-built é uma expressão inglesa que significa “como construído”. Na área da engenharia a palavra as-built é encontrada na NBR 14645-1, elaboração de “como construído” ou “as-built” para edificações. O trabalho consiste no levantamento de todas as medidas existentes nas edificações, transformando as informações aferidas, em um desenho técnico que irá representar a atual situação de dados e trajetos de instalações elétricas, hidráulicas, estrutural, etc.

Para algumas pessoas pode parecer desnecessário ou desperdício de recursos a contratação de uma empresa para realizar este tipo de serviço, porém essa atividade é extremamente importante e podem trazer benefícios à longo prazo, além de poupar dores de cabeça.

Atualmente a forma mais eficiente para realiza esta trabalho é com base no projeto inicial, percorrendo a planta ou edificação de maneira minuciosa, afim de encontrar desvios no projeto, porém é possível utilizar muitas ferramentas para auxiliar e agilizar este serviço, como a criação de uma nuvem de pontos através de scanner 3D e até a utilização de drones, em locais de difícil acesso.

DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE AS-BUILT