CÁLCULO MECÂNICO: CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO

Existem muitas maneiras de validar um projeto de uma caldeira ou um vaso de pressão e uma etapa importante deste processo é a simulação do seu comportamento em função dos esforços aplicados, tanto internamente quanto nos componentes da parte externa.

Atualmente existem ferramentas modernas de cálculo finitos, auxiliando o profissional à simular de maneira bem próxima da real os esforços atuantes. 

Por que é importante realizar o cálculo?

Há várias vantagens em contratar uma empresa especializada para validar o projeto, entre elas podemos citar:

  • ​Custo: Com o cálculo é possível reduzir material e utilizar a sobre espessura das paredes do vaso com inteligência;

  • Segurança: Como já fora citado, com a realização do cálculo mecânico, é possível simular situações de trabalho normais e extraordinárias, podendo prever o comportamento do equipamento face à possíveis situações de emergência;

  • Determinação da vida útil do equipamento: Esta informação é primordial para justificar ou não a viabilidade do investimento;

  • Reaproveitamento de recursos: O cálculo mecânico de um equipamento existente pode auxiliar no seu reaproveitamento e validação para aplicação em processo diferente do qual fora projetado.

Em que etapa do processo eu devo contratar este tipo de serviço?

O ideal é que este tipo de serviço seja realizado quando as principais condições de contorno estejam estabelecidas e antes da realização do projeto. Deve-se saber exatamente em que etapa do processo o equipamento vai ser aplicado, quais as condições básicas de operação (pressão e temperatura de trabalho, características do fluído, etc.) e se possível o layout de instalação.

CÁLCULO MECÂNICO: CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO