AUTOMAÇÃO DE LINHAS OPERANTES

A eficiência dos processos que envolvem as indústrias de tratamento de fluídos dependem da qualidade da instrumentação, da confiabilidade dos equipamentos e do suporte de seus fornecedores e parceiros. A instrumentação industrial, quando utilizada de maneira criteriosa e planejada, reduz custos, aumenta a produtividade e contribui com a qualidade e a segurança da produção. No dia a dia, principalmente da Indústria de transformação, o trabalho de um instrumentista é fundamental na cadeia de automação industrial. Cada um dos instrumentos usados no processo industrial é importante, seja na medição de nível, vazão, temperatura, pressão ou qualquer outra grandeza. Manter um controle adequado dos processos tem se tornado cada vez mais importante não apenas para operadores de campo, mas também para a empresa como um todo, incluindo executivos e gerentes dos mais diversos setores, isso é resultado de dois fatores: redução dos custos de produção e aumento do foco em segurança do trabalho.

Quais são os ganhos que a instrumentação de um processo pode trazer para a indústria?

 

Um dos principais objetivos da instrumentação industrial é manter o controle do processo produtivo seja em volume, peso, densidade, vazão etc. Se a sua medição é eficiente, você terá como resultado um maior rendimento da produção, pois os processos serão feitos sem interrupções. A medição adequada de uma grandeza é um elemento fundamental dentro de um sistema de calibração de tanques, por exemplo. Uma instrumentação precisa aumenta significativamente a eficiência da planta, por exemplo, levando em consideração a medição de nível, se um silo de grãos precisa estocar uma certa quantidade de material o tempo inteiro, mas não é preenchido em sua capacidade máxima por falhas na medição, a unidade de produção poderá precisar de silos adicionais, acarretando despesa de compra e manutenção desnecessárias.

Muitos processos necessitam de um fluxo contínuo, entrada e saída de materiais, torna-se inviável obter um fornecimento consistente com taxas variáveis se houver incidentes na linha de abastecimento.

Ganhos em segurança

A Instrumentação Industrial também é feita por razão de segurança. Imagine o transbordamento acidental de um tanque de ácido causado por uma medição imprecisa de um instrumento. Assim como falamos de um incidente envolvendo ácido, também poderíamos extrapolar para diversos outros tipos de materiais comuns na indústria, como inflamáveis, reagentes, dentre outros. Prevenir transbordamentos, detectar vazamentos, evitar incêndios, dentre outras ocorrências também é importante para a indústria e seus processos de adequarem diante de todas as regulações ambientais.

AUTOMAÇÃO DE LINHAS OPERANTES