
ADEQUAÇÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS NBR 8800 E NBR 6123
A utilização da estrutura metálica nas obras de construção civil está em amplo crescimento. Com a redução do custo da matéria prima e o aumento da mão de obra especializada, este tipo de estrutura tornou-se muito popular em função de suas características construtivas. Para maximizar os benefícios deste tipo de estrutura é essencial a elaboração de um bom projeto de estrutura metálica. O desenvolvimento de um empreendimento com estrutura metálica merece um cuidado especial do projeto arquitetônico e projetos complementares. São inúmeras as possibilidades arquitetônicas com a utilização do aço como principal elemento estrutural e o desenvolvimento do projeto de estrutura metálica é feito por engenheiros com capacidade e habilitação comprovada. Os fabricantes de estrutura também oferecem este tipo de serviço, e muitas vezes de forma gratuita, condicionada à contratação da fabricação da estrutura. Mas, você corre um certo risco em relação à economia em deixar nas mãos do fabricante a definição do que ele mesmo vai te vender.
A elaboração do projeto de estruturas metálicas
Um projeto bem elaborado de estrutura metálica é desenvolvido considerando diversos aspectos e características do empreendimento. Além das formas geométricas e condições arquitetônicas um projeto é influenciado pelas condições naturais do ambiente como a incidência do vento e em casos mais elaborados, condições de neve e abalos sísmicos.
Um projeto adequado busca proporcionar ao cliente as seguintes condições:
-
Custo otimizado da construção;
-
Redução do peso com a plicação adequada de perfis metálicos;
-
Menor prazo de execução possível;
-
Redução de mão de obra;
-
Redução dos custos de manutenção.
Ou seja, é objetivo do projeto a elaboração de uma estrutura ideal para as condições arquitetônicas e ambientais. Esta estrutura ideal é a que tem o menor custo e mantém as condições de conforto e segurança estabelecidas em norma.
É claro que combinar todos os 5 aspectos listados acima nem sempre é possível. Desta forma, faz parte da tarefa do projetista de estrutura metálica definir com sua expertise e intuição de forma qualitativa alguns critérios do projeto, afim de alcançar a melhor estrutura possível para o cliente.
Fases na elaboração de um projeto
O projeto de estrutura metálica é composto de três fases distintas. Em cada fase são desenvolvidas partes do projeto e que no fim proporcionarão a construção da edificação. O desenvolvimento do projeto é dividido em anteprojeto, projeto básico e projeto executivo:
1 – Anteprojeto
O anteprojeto é a primeira fase do projeto. É elaborado em constante interação entre o projetista de estrutura metálica e o arquiteto, responsável pelo projeto arquitetônico. Nesta fase o objetivo é definir as características básicas da estrutura, como definição das dimensões das peças estruturais, localização e posicionamento dos apoios, indicação de travamentos. Ou seja, é a definição básica da volumetria da estrutura e a verificação do seu funcionamento estrutural. O desenvolvimento do anteprojeto é elaborado de forma a não interferir nas condições arquitetônicas. Mas, em alguns casos, deve haver uma adequação da arquitetura quando não existir uma solução viável economicamente e segura para a proposta inicial arquitetônica. Este serviço pode gerar um pouco de retrabalho, visto a necessidade de proceder diversas adequações durante a compatibilização da arquitetura com a estrutura.
2 – Projeto básico
O projeto básico é o conjunto de desenhos e informações que possibilitam compreender e visualizar toda a estrutura metálica. É parte do detalhamento do anteprojeto consolidado. Fazem parte do projeto básico os seguintes produtos:
-
Desenho de locação das chapas de base;
-
Desenho de todas as plantas;
-
Desenho de elevações e cortes;
-
Indicação das características dos perfis;
-
Indicação das ligações da estrutura.
Além dos desenhos fazem parte do projeto básico a lista de materiais e especificações técnicas dos materiais. O calculista também pode indicar as principais considerações feitas no projeto, como agressividade ambiental e cargas consideradas para utilização.
3 – Projeto Executivo
O projeto executivo de estrutura metálica também é conhecido como o projeto de fabricação e montagem. Esta etapa consiste no detalhamento e desenho individual de cada elemento que compõe toda a estrutura. Além disso, compreende as informações necessárias para fabricação e montagem de toda a estrutura. O projeto deve conter além das informações geométricas de cada peça metálica, o detalhamento das ligações e o seu correto posicionamento durante a montagem da estrutura. Junto com os desenhos devem conter lista de material, peso da estrutura e diagrama de montagem. Na maioria dos casos o projeto de fabricação e montagem é feito pelo próprio fabricante da estrutura com base no projeto básico de estrutura metálica. Isso facilita o processo para ambas as partes, tanto para o cliente quanto para o fabricante.
